Modelo estrutural Freudiano
A primeira tópica, presente na primeira fase das obras de Sigmund Freud, o mesmo divide a dinâmica psíquica em Consciente, pré-consciente e inconsciente.
A segunda tópica ou o modelo estrutural, presente na segunda fase dos escritos de Freud, estabelece as instancias do parelho psíquico como sendo Id, Ego e Superego.
Analisaremos agora o modelo estrutural de sua teoria:
- O Id, Alheia a realidade está instancia psíquica se configura pelo princípio do prazer, onde está presente uma reserva de energia psíquica, ou seja, pulsões, conteúdo inato, hereditário, instintual, pulsões representantes da vida e morte.
- O Ego, com sua dinâmica baseada no princípio da realidade, o ego se torna um regulador que busca satisfazer os desejos com relação a realidade vivenciada pelo sujeito, está instância se situa entre ás satisfações do Id e as resistências apresentadas pelo Superego, podemos dizer aqui que, o ego, atua como um supervisor dos processos psíquicos, buscando evitar um sofrimento psíquico que leve a desorganização ou a desestruturação, ele tem como principal função buscar um equilíbrio entre descargas de excitações.
- O Superego, surge geralmente a partir da relação com os pais, contém conteúdo com um cunho de censura, limitações, proibições e autoridade, regras de conduta, conteúdo teológico, ela tem o fim de buscar a regulação moral com influencias culturais e sociais.
Nos auxiliando a complementar o entendimento da dinâmica psíquica, Freud nos apresenta um conteúdo de grande importância para auxiliar, na vastidão maravilhosa de nossa psique.
Sobre https://nosentidoagoraestou.com/sobre/
Serviços https://nosentidoagoraestou.com/servicos/
Historias de Sucesso https://nosentidoagoraestou.com/historias-de-sucesso/
Blog https://nosentidoagoraestou.com/blog/
Contato https://nosentidoagoraestou.com/contato/