Linguagem
Neste texto vamos iniciar uma série de artigos, lives e vídeos sobre Estudos: a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, sempre com uma abordagem psicanalítica, apresentando um projeto singelo com o fim de, explorar um conteúdo diferenciado de uma forma simples, direta e acessível a todos.
Serão utilizados, diversos livros e artigos para o conhecimento e iniciaremos com o livro de Alfredo Jerusalinsky – Saber Falar https://amzn.to/3easQLs que nos apresentará abordagens da teoria psicanalítica e linguística, não de uma forma exaustiva, mas que garante um bom direcionamento e um amplo conteúdo para ser estudado.
Na psicanálise, as principais abordagens sobre a aquisição da linguagem, iniciando de Sigmund Freud, passando por Lacan e seus predecessores e chegando aos autores contemporâneos. Já em lingüística, temos como direção inicial Ferdinand de Saussure, mas lembre-se os compromissos assumidos quase sempre ganham outra direção, estudares um compendio histórico até os autores contemporâneos.
Mesmo sendo um conteúdo acadêmico, utilizarei do máximo de recursos possíveis para trazer bons exemplos e uma linguagem simples, viso com estes estudos escrever um escrito significativo.
É uma honra transmitir este conteúdo para que o mesmo se torne um conhecimento, todos vídeos e lives, serão anexados ao decorrer deste processo nos textos temáticos que serão publicados no site www.nosentidoagoraestou.com.br, toda base teórica utilizada estarão anexadas aos textos, que serão publicados, o lançamento do escrito que surgirá deste estudo ainda não tem data marcada, por isso continue acompanhando nossas publicações.
As descobertas em diversas áreas, psicopedagogia, neurologia, terapia de linguagem, linguística, psicologia entre outros, tem reafirmado as descobertas de Sigmund Freud, não será capricho percebermos e fazermos relações entre os avanços e o constructo teórico freudiano.
O resultado deste estudo, análise e investigação será proveitoso a todos aqueles, que buscam um resultado significativo em sua pratica clínica ou pedagógica. Convido a todos a redescobrirem o maravilhoso mundo da linguagem.

Se na linguística a pedra angular é a lógica da produção das significações na psicanálise temos as teses Freudianas sendo revisitadas por Lacan com abordagem linguística de Saussure nos possibilitando uma total atualização de sua obra, é fundamental compreender a relação de Freud e o limite, posso dizer que Freud nunca foi um homem limitado, mas ele foi limitado ao seu tempo, sendo necessária está releitura, que não anula, mas nos elucida todo seu constructo teórico.