Gênese por Freud
Seguindo uma cronologia, dos acontecimentos de suma importância, nas experiências de vida de Freud, vamos conhecer aqui a formação das ideias que levaram, a construção da psicanálise, cada tentativa e cada limitação percebida e superada, chegando ao ponto da realização de um trabalho construído durante sua vida, etapa por etapa, vamos perceber o amadurecimento das ideias, limite por limite, compilando todo constructo teórico criado por ele.
Freud se formou médico na universidade de Viena em 1881, se especializando em psiquiatria, tornando um renomado neurologista, e nesta trajetória o mesmo se depara com “Problemas Nervosos” o que o faz perceber sua limitação devido ao tratamento convencional da medicina em sua época.
Um homem limitado ao seu tempo, mas não um homem limitado, ao perceber seus limites o mesmo buscou de diversas maneiras supera-los, naquela época problemas nervosos ou histéricos eram muitas vezes rejeitados, por não serem passiveis de tratamento, Freud observou, mas não aceitou e buscou respostas para aqueles que necessitavam de auxílio.
Entre os anos de 1885 e 1886, vai à Paris estagiar com nada mais nada menos que, Jean-Martin Charcot, que demonstrava sucesso no tratamento de sintomas de doenças mentais, se utilizando da técnica de hipnose. Charcot pôde identificar que a histeria era desencadeada por distúrbios mentais, causados por anormalidade no sistema nervoso, ideia que cativou Freud profundamente, levando a elaborar novas possibilidades de tratamento.
Quando Freud volta a Viena, passa a aplicar a técnica de sugestão hipnótica como recurso de tratamento. A prática da sugestão hipnótica: o médico induz uma alteração no estado de consciência do paciente, tudo que apresenta qualquer relação com os sintomas apresentados. Por meio da sugestão do médico é possível provocar aparecimento e o desaparecimento desse e outros sintomas físicos.
Percebendo a limitação e a imaturidade, Sigmund, busca entre os anos de 1880 e 1886, uma parceria com o respeitado médico Josef Breuer, que descobriu ser possível reduzir os sintomas apenas pedindo para que os pacientes descrevessem suas fantasias e alucinações. Com a utilização das técnicas de hipnose era possível acessar as lembranças traumáticas, ao dar voz a esses pacientes a memória oculta eram trazidas ao nível consciente, o que possibilitava o desaparecimento do sintoma, (Collin et al., 2012). A paciente Anna O. foi a primeira experiência de sucesso por este tratamento psicoterápico, sendo possível desenvolver todas essas ideias, tornando está paciente e esses constructos teóricos um marco terapêutico.
Toda vez que um limite foi reconhecido por Freud ele buscou algum meio de superá-lo, percebemos está busca amadurecer a cada etapa, o levando a superar seus próprios tutores e parceiros.
O Método catártico foi criado por Freud e Breuer, possibilitando a publicação do livro “Estudos sobre a histeria” entre os anos de 1883 e 1895. Este método visa a liberação de afetos e emoções ligadas aos acontecimentos traumáticos, por meio da remoção das cenas vivenciadas, o que culmina nos desaparecimentos dos sintomas. AB-Reação uma descarga emocional que alivia os afetos diminuindo os sintomas.
A primeira vez que o termo psicanálise foi empregado por Freud foi em 1896, com o intuito de estudar os componentes que formam a psique humana, buscando fragmentar o discurso/pensamento do paciente para poder captar conteúdos latentes, a partir deste momento destrinchar melhor significados e implicações presentes na fala do paciente.
Naturalmente a técnica amadureceu e neste momento começa a haver discordâncias entre Freud e Breuer, chamando a atenção memórias e conteúdos sexuais vivenciados durante a infância. Em 1897 Breuer rompe a parceria com Freud, que segue desenvolvendo o método psicanalítico, abandonando a hipnose e aderindo a técnica de concentração, na qual a rememoração era dada por meio da conversão natural, dando voz ao paciente de forma não direcionada.
“ Quando, em nossa primeira entrevista, eu perguntava a meus pacientes se recordavam do que tinha originalmente ocasionado o sintoma em questão, em alguns casos eles diziam não saber nada a esse respeito, enquanto, em outros, traziam à baila algo que descreviam como uma lembrança obscura e não conseguiam prosseguir. […] eu me tornava insistente – quando lhes asseguravam que eles efetivamente sabiam, que aquilo lhes viria a mente – então, nos primeiros casos, algo de fato lhes ocorria, e nos outros a lembrança avançava mais um pouco. Depois disso eu ficava ainda mais insistente: dizia aos pacientes que se deitassem e fechassem deliberadamente os olhos a fim de se “concentrarem”—o que tinha pelo menos alguma semelhança com a hipnose. Verifiquei então que, sem nenhuma hipnose, surgiam novas lembranças que recuavam ainda mais no passado e que provavelmente se relacionavam com nosso tema. Experiências como essas fizeram-me pensar que seria de fato possível trazer à luz, por mera insistência, os grupos patogênicos de representações que, afinal de contas, por certo estavam presentes ”
(FREUD, 1996, p.282-283).
A trajetória de Freud foi um percurso de amadurecimento da Técnica psicanalítica, hipnose, método catártico e “Técnica de pressão” Onde Freud pressionava a testa dos paciente com o intuito de trazer memórias inconscientes para o consciente, mas é abandonada pelas resistências apresentadas pelos pacientes. Associação livre surgiu quando se permitiu os indivíduos expressasse sem restrição, ou julgamento e a partir destes, Freud investigava analisava e interpretava, graças a atenção flutuante ( Conceito utilizado para a técnica da escuta) buscando relacionar as associações feitas pelos pacientes com conteúdo ocultos no inconsciente.
Um homem que estava à frente do seu tempo, com ideias e tratamentos que germinaram a partir dos limites percebidos, ao percebermos um limite podemos superá-lo, existe um meio, existe uma forma, quando a resposta não está em você ela está fora de você. Perceba que uma vida dedicada a superar as limitações apresentadas, e por que não utilizarmos desta mesma experiência para nos aperfeiçoarmos cada dia mais.
Sobre https://nosentidoagoraestou.com/sobre/
Serviços https://nosentidoagoraestou.com/servicos/
Historias de Sucesso https://nosentidoagoraestou.com/historias-de-sucesso/
Blog https://nosentidoagoraestou.com/blog/
Contato https://nosentidoagoraestou.com/contato/