No Sentido Agora Estou

9 forças favoráveis ao processo psicanalítico

9 forças favoráveis ao processo psicanalítico

Forças favoráveis

Vamos iniciar a analise, seguindo uma direção nos escritos de Ralph Greenson, com o fim de comentarmos 9 forças favoráveis que possibilitam ao analista a aplicação da técnica psicanalítica.

  1. A Desgraça neurótica do paciente que o impede a trabalhar na análise por mais doloroso que seja.

A resistência se faz presente, resistência essa que se manifesta além do controle do sujeito, sendo acometido por uma obsessão privando a si próprio da liberdade de associar, lutando contra um fluxo de pensamentos intermináveis e desgastantes, que muitas vezes tomam sua energia e seu prazer de viver, que bom que está no lugar certo, em uma sessão de psicanalise, na presença de um profissional, onde com a pratica diminuirá os sintomas e encontrará sua paz.

  • O ego racional consciente do paciente que não perde de vista os objetivos do longo alcance e tem uma noção da base lógica da terapia.

Amadurecimento, compreensão, entendimento do processo de realização, que não visa uma solução imediata, mas compreende que a soma de pequenas parcelas, estímulos, ou sessões representa a realização ao longo prazo.

  • O Id, reprimido e seus derivados; todas aquelas forças dentro do paciente a procura de descarga e com tendência para aparecer nas produções do paciente.

O que nos possibilita a aplicação do método é existir conteúdo para tal, conteúdo este relacionado a vivencia de cada sujeito, é natural termos passados por conflitos e esses nos ter deixado marcas.

  • A Aliança de trabalho que capacita o paciente a cooperar com o psicanalista apesar da coexistência de sentimentos transferenciais opostos.

Compromisso, reconhecimento e respeito. Podemos perceber o se dispor a ir além das próprias impressões possibilita ganhos inimagináveis.

  • A transferência positiva desinstintualizada que permite ao paciente supervalorizar a competência do analista.

Baseado se nas poucas provas que dispõe, o paciente vai aceitar o analista como um especialista ou entendido no assunto.

Está transferência positiva sendo manifesta de acordo com a maturidade e o contato com a própria realidade, não permitindo que influencias negativas e fantasiosas interfiram no rumo da análise.

  •  O Superego racional que impele ao paciente cumprir seus desejos e compromissos.

Comprometimento principalmente com sigo mesmo.

  • Curiosidade e desejo de se conhecer que motivam o paciente para se explorar e se revelar.

O Autoconhecimento direcionando o rumo da análise, em busca de uma melhora continua.

  • O desejo de progresso profissional e outros tipos de ambição.

Buscar em nós por meio da análise a base de recursos pessoais para prosperar em meio as lutas e adversidades enfrentadas.

  • Fatores irracionais, como sentimentos competitivos em relação aos outros pacientes, valorizar o próprio dinheiro, a necessidade de reparação e confissão, tudo isto constituindo aliados inseguros e provisórios do psicanalista.

A subjetividade de cada ser, suas particularidades, seus conflitos suas soluções, suas vitórias e suas angustias, sendo utilizadas estás experiência em busca de uma ganho, um benefício terapêutico.

Ao decorrer do tratamento estás 9 forças se fazem presentes durante a análise, possibilitando avanços e benefícios provenientes do tratamento psicanalítico, a intensidade dessas já citadas se manifesta de acordo com a subjetividade de cada ser, variando em valor e eficiência, transmutando ao decorrer do tratamento.

Banner sessoes 5

Acompanhe nossos artigos sobre psicanalise com publicações diárias no site e toda quarta –feira ás 20:30 temos live no facebook  https://www.facebook.com/nosentidoagoraestou

Sabedoria, Serenidade e pé no chão sempre!

Sobre https://nosentidoagoraestou.com/sobre/
Serviços https://nosentidoagoraestou.com/servicos/
Historias de Sucesso https://nosentidoagoraestou.com/historias-de-sucesso/
Blog https://nosentidoagoraestou.com/blog/
Contato https://nosentidoagoraestou.com/contato/ 

0Shares

1 comentário em “9 forças favoráveis ao processo psicanalítico”

  1. Amadurecimento, compreensão, entendimento do processo de realização, que não visa uma solução imediata, mas compreende que a soma de pequenas parcelas, estímulos, ou sessões representa a realização ao longo prazo.

    Estou aqui 🤔 falta bucado

    Tbm valoriso meu analista
    E tenho plena confiança nele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *