Tales Mileto
Vamos observar a lógica de Tales de Mileto:
Qual é a matéria-prima básica do cosmos?
Ela deve ser…
1- Algo a partir do qual tudo possa ser formado.
2 – Essencial à vida.
3 – Capaz de se mover.
4 – Capaz de mudar.
Ou seja, tudo é composto de água.
Uns dos primeiros pensadores científicos pouco sobreviveu de seus textos, mas dominava geometria e astronomia e atribui-se a ele a previsão de um eclipse total do sol em 585 a.C. Essa maneira prática de pensar levou-o a acreditar que os acontecimentos do mundo não se deviam à intervenção sobrenatural, mas tinham causas naturais que a razão e a observação revelariam.
Tales estabeleceu um principio a partir do qual trabalharia, “A matéria-prima básica do cosmos”. A ideia de que tudo no universo pode ser reduzido basicamente a uma única substancia é a teoria do monismo, Tales e seus seguidores foram os primeiros a propor isso dentro de uma filosofia ocidental. Ele notou que a água é evidentemente necessária para sustentar a vida e que ela se move e se modifica, assumindo diversas formas , tales notou que toda matéria independente de suas aparentes propriedades deve ser agua em algum estagio de transformação.
Tales de Mileto foi o primeiro pensador conhecido a buscar respostas naturalistas e racionais, em vez de atribuir os objetos e os acontecimentos aos caprichos dos deuses volúveis. A partir deste momento ele e os filósofos posteriores da escola de Mileto lançaram as bases do pensamento cientifico e filosófico no mundo ocidental.
Referencias Bibliográficas :O livro da Filosofia, Globo Livros, 2011