Alguém apresenta um comportamento
A identificação projetiva é algo interessante, veja se seguirmos a etimologia da palavra identificação, chegaremos a palavra idem, ou seja, tornar igual, identificar seria tornar igual.
Só podemos identificar algo se tivermos experiênciado este algo, existe um determinismo na psique humana, nada é arbitrário, só podemos reconhecer algo igual ao que já foi vivenciado. Ao decorrer do nosso amadurecimento introjetamos figuras, essas que muitas vezes nos direcionam em meio a identificação.
De princípio ao conhecermos alguém, supomos saber o que este alguém possa nos proporcionar, porém, com o tempo passamos a projetar traços desta figura neste outro alguém, identificando no outro aquilo que habita em nós mesmos.
Não é por que alguém apresenta um comportamento, que necessitamos seguir o mesmo
Vamos imaginar um patrão e neste caso a figura projetada é a paterna, uma figura de autoridade e respeito, se a pessoa idealiza uma figura perfeita e projeta no outro, pode vir a se frustrar, caso tenha identificado algo que não está presente na figura projetada, ou, caso este superior tenha atos ilícitos e não tínhamos poder de resposta a figura projetada, podemos nos ver presos a algo que burla a moral ocasionando angustias e sofrimento.

Este foi apenas um exemplo, mas por diversos motivos podemos ser coniventes com comportamentos que não nos convém, dependência emocional, dependência afetiva, Co-dependência, entre tantos que nos impedem de dizer uma simples palavra, a palavra “Não”, e está quando dita no momento certo se torna libertadora.