Palavra suave
A intervenção deve ser feita com carinho e respeito, qualquer palavra que vá contra crenças ou filosofia da pessoa que passa pela intervenção pode criar uma resistência, a resistência estabelecida será vinculada a todos que tenham o mesmo perfil e crenças da pessoa que interviu.
De princípio é apresentada uma resistência, mediante a citações teológicas e filosóficas feitas pela pessoa que interviu, em segundo momento é criada uma rejeição a todos possíveis detentores desses preceitos, consequentemente o isolamento e o agravo da patologia.
Mas como devemos intervir em um momento de crise?
Seja todo ouvidos, não critique, não condene ou se queixe, permita que a pessoa fale, permita que ela se expresse livremente, neste momento intervenha o mínimo possível, estamos buscando, que ela ao falar entre em contato com a origem do que a afeta e possamos aliviar a sua dor.
Seja presente, seja amigo, a cobrança em alguns casos de nada valerá, o quadro que a pessoa se encontra a deixa presa na inercia, (Um corpo em movimento, tende a se manter em movimento, o problema é quando este movimento se extinguiu a algum tempo), o estimulo em alguns casos deve vir de dentro para fora, permita que ao falar a pessoa venha a reconhecer-se no estado que se encontra, reforce os pontos assertivos e positivos, seja breve, a permitindo se expressar.

O Estimulo é um ótimo aliado, porem de que adianta, estimular alguém que não deseja ser estimulado, devemos se utilizar deste recurso no momento propício. O encorajamento só pode ocorrer se existiu a menção de algo passível de reforço, escute com cuidado e aja com sabedoria é uma vida que você está influenciando, o desfecho desta intervenção pode ser positivo ou trágico.
Peça ajuda, tome orientações de profissionais para lidar com pessoas que estão enfrentando uma crise, quando a resposta não está em você, a resposta está fora de você, pessoas dedicam suas vidas estudando como lidar com estás situações, pessoas enfrentarão situações iguais ou piores e conseguiram superar, utilize está sabedoria ao seu favor, a pessoa em crise não terá forças para buscar essas informações, mas você pode, você pode mudar o desfecho de uma vida!