Luta
Vamos trazer está máxima para nossa vivencia psicanalítica, uma experiência particular daqueles que se propõem a participar de uma sessão de análise. Luta.
O que todo o constructo teórico da psicanálise nos possibilita, se não compreender cada processo vivenciado pelo sujeito. Uma ferramenta maravilhosa extremamente elaborada com o fim de, possibilitar a identificação da causa do que padecemos, tendo diversos ganhos ao decorrer do percurso e sempre escavando mais sobre aquilo que se transparece em nosso ser.
Vamos pensar no mecanismo de defesa da repressão, em algum momento da vida, tendemos a enfrentar uma situação de extrema angustia ou por outro lado um desejo que não é aceito socialmente, nosso ego se faz presente reprimindo este conteúdo para que posteriormente não venhamos a padecer.
Este conteúdo por sua vez, irá para o ID, que se encontra no inconsciente, instância psíquica com linguagem própria, atemporal e conteúdo caótico, embora não possamos acessar esta lembrança ela não se dissipa.
Por ter uma linguagem própria este conteúdo se apropria de outro signo inconsciente com o fim de se manifestar, pelo conteúdo do inconsciente ser atemporal ele pode se manifestar a qualquer momento da sua existência.
Um recalque que ocorreu na infância, pode se manifestar na vida adulta
Passamos a padecer de sintomas provenientes de situações que não podemos lembrar, porém não sabemos disso, quando chegamos em uma análise, relacionamos aquilo que temos vivenciado a vida cotidiana, sendo que a verdadeira causa está relacionada a uma situação vivenciada em outro momento da nossa história.

“Quem está fora vê coisas que quem não está na luta não consegue enxergar “
Ao começarmos uma análise, cada detalhe conta, se inicia uma investigação que aos poucos, vai elucidar a real causa, será apresentada pelas interpretações psicanalíticas, nos levando a um insight que nos possibilitará compreender a real situação que estamos vivenciando, para assim, encontrar uma melhora significativa, uma diminuição dos sintomas e o bem estar de toda uma vida.