Consciente
Muitas pessoas buscam terapia ou psicanálise com o fim de, voltarem a serem o que eram e a se sentir como se sentiam, mas digo aqui com todas as letras, ledo engano, a psicanálise nos revela nuances que antes não tínhamos notado a presença de comportamentos que ditam nossos resultados, desenvolver a consciência destes comportamentos, inicia um processo crítico, buscando desenvolver um Ego racional.
Um bom psicanalista identifica os mecanismos de defesa e conhecer estes mecanismos, nos possibilita ter uma percepção diferenciada e mais centrada na realidade. Quando compreendo os motivos do por que faço o que faço ou porque reajo assim em determinadas situações, posso tomar a decisão de seguir um caminho diferente, ao elucidar um mecanismo para um resultado diferente posso escolher um novo caminho.

Viver consciente de si sabendo que toda ação trará um resultado
Não apenas os mecanismos de defesa habitam em nós, temos muitas outras nuances que devem ser investigadas minunciosamente para com o fim de libertar do cárcere inconsciente, uma situação reprimida que nos leva ao padecimento. Essa jornada se inicia com uma escolha, com um primeiro passo, com uma sessão de análise.
Passo a perceber o mundo, mais reativo do que ativo, quando me disponho a agir, quando me disponho a ação, quando me disponho a escolha que não é mecânica, posso sim mudar o resultado da equação que me causa desconforto, quando incluo um novo fator, o poder da tomada de decisão.