Equilíbrio
Existem duas pulsões em nosso inconsciente, Eros e Tanâtos, essas quando em desequilíbrio tendem a causar grande desconforto, ocasionando desde agressão a automutilação, o equilíbrio destes dois instintos que habitam em nós é primordial para nossa existência.
Eros proveniente do mito grego é a personificação do amor, podemos dizer que tem uma direta relação com nossa energia vital, buscando princípios como autopreservação, procriação, em suma aquilo que tem relação direta com a vida, denominamos Eros como a Pulsão de vida.
Tanâtos por sua vez, também tendo sua origem grega, representa a personificação da morte, da destruição. Os primeiros sentimentos negativos que a criança nutre, é proveniente de seu contato com a realidade e de Tanâtos, é por isso que vemos as crianças nutrindo ciúmes, inveja, sendo vorazes, sem nunca ninguém os ter ensinados desta maneira, a está denominamos pulsão de morte.
Existem inúmeros fatores que nos fazem perder o equilíbrio, mas só seremos levados por este desequilíbrio se deixarmos, um ego racional e crítico pode aceitar o desconforto da satisfação momentânea para uma satisfação futura.
Ao tendermos aos extremos das pulsões, padeceremos de desconfortos, o ódio por si só, já causa situações persecutórias e fluxos de pensamentos ininterruptos, impróprios e indesejáveis, mas por outro lado também, não vivemos apenas de amor e de felicidade, se quisermos apenas viver aquilo que nos faz bem e da satisfação, em algum momento tenderemos a negar nossa realidade. Você conhece alguém realizado que vive de fantasia?
Independente da turbulência que a vida nos apresenta, mantenha o equilíbrio.