Aprendizado
Eu particularmente gosto de falar sobre o aprendizado da dor, é um paradigma bem interessante.
Como algo que pode ser considerado aversivo tem uma sabedoria encrustada?
Perceba que passamos a vida inteira evitando o desconforto, evitando a dor, por isso que analgésicos, benzodiazepínicos e diversos psicotrópicos fazem tanto sucesso, buscamos de toda maneira nos desvencilhar de encarar o desconforto que ocasiona está dor e assim escolhemos o sofrimento, a dependência e porque não dizer o vazio existencial por não encararmos aquilo que deveria ter sido vivido.
Eu não estou falando aqui que devemos suportar está dor, mas devemos compreender o motivo por que ela se manifestou em nossa vida, identificando qual é a causa do nosso padecimento, para assim podermos lidar com está situação, omitir que existe algo, pode agravar muito mais os sintomas que estão sendo manifestos.
A psicanálise visa por meio da hermenêutica (interpretação), com base em um constructo teórico da estruturação e do funcionamento psíquico, identificar as manifestações muitas vezes inconscientes que ocasionam estas dores enfrentadas durante a nossa existência, com o fim de elucidar a causa e diminuir os sintomas dos quais padecemos.

Toda dor tem um aprendizado e todo aprendizado nos leva uma resposta uma ação
A dor é um indicativo que algo está fora do lugar, quando algo está fora do lugar impede que outras coisas aconteçam. Não sei qual é o desconforto que você tem enfrentando, mas posso dizer com propriedade que nada passa sem deixar uma marca ou um estigma. Encarar o desafio, é agir com sabedoria, por mais angustiante que seja, se deparar com a natureza da nossa dor é preferível do que viver uma vida toda de agonia.