No Sentido Agora Estou

Introdução: Mecanismos de defesa do Ego

Introdução: Mecanismos de defesa do Ego

Mecanismos de defesa

Antes de começarmos a falar sobre mecanismos de defesa do Ego, é importante resumir aqui o que é o ego. O Ego está apresentado como uma instancia psíquica na segunda tópica de Freud, em um modelo estrutural complementando a primeira tópica (Inconsciente, pré-consciente e consciente) O Ego é parte consciente e parte inconsciente, está parte inconsciente é onde estão situados os mecanismos de defesa que vamos introduzir aqui. Está instância psíquica é responsável pela nossa percepção, raciocínio e interpretação, ele trabalha segundo o princípio da realidade e reage se desenvolvendo de acordo com este contato. Podemos resumir de uma maneira simplista que o Ego representa nosso “Eu” aquilo que manifestamos e interage com o mundo ao nosso redor.

Devido a lidar com traumas e conteúdos angustiantes o Ego, desenvolve mecanismos de defesa, estes mecanismos tem uma origem benéfica para nosso ser, porem quando utilizado demasiadamente ou em contextos impróprios, podem ocasionar sintomas e sofrimentos.

Os Mecanismos de Defesa

Em prol de nossa sobrevivência, criamos estes mecanismos de defesa, situações angustiantes, dolorosas, desorganizadas, perturbadoras são a fonte da manifestação destes mecanismos, nós iremos conhecer alguns destes aqui e posteriormente teremos uma publicação de um estudo relacionado a cada um:

  1. Recalcamento: Situações angustiantes, de trauma ou que venham nos desestruturar, são reprimidas a um nível inconsciente, sendo limitadas pela barreira do recalque.
  2. Formação reativa: Agir de maneira oposta ao seu desejo, evitando confrontar se com este aspecto que a nível consciente, pode desestrutura-lo, aquela pessoa doce que esconde uma agressividade muito grande.
  3. Regressão: Durante o desenvolvimento psicossexual, a pessoa cria pontos de fixação, estes pontos são utilizados como escape pela psique para situações de estrema angustia, podendo ter reações inesperadas com relação aos significados passados.
  4. Projeção: O indivíduo projeta os conteúdos que são aceitáveis em si (De modo inconsciente) no mundo externo e, em geral os ataca sem perceber que aquelas questões de fato são suas.
  5. Racionalização: Existe a construção de um discurso argumentativo racional, na tentativa de lidar com as angustias que assolam o Ego. De certa forma toda ação que não tem uma explicação, colocasse uma justificativa com uma explicação muita precisa que valide o comportamento.

Existem outros, por hora vamos conhecer este, como citei no inicio está é apenas uma introdução para um trabalho mais detalhado, onde poderemos identificar em nós cada detalhe destes mecanismos de defesa, lembro aqui que estes mecanismos não são nocivos, porem quando utilizados pelo Ego de forma demasiada ou fora de contexto tornam se sintomas para um desconforto psíquico.

Sobre https://nosentidoagoraestou.com/sobre/
Serviços https://nosentidoagoraestou.com/servicos/
Historias de Sucesso https://nosentidoagoraestou.com/historias-de-sucesso/
Blog https://nosentidoagoraestou.com/blog/
Contato https://nosentidoagoraestou.com/contato/

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *