No Sentido Agora Estou

Introdução: A primeira Tópica Sigmund Freud

Introdução: A primeira Tópica Sigmund Freud

Primeira tópica

Hoje se fosse resumir todo o trabalho de Sigmund Freud em uma só palavra, diríamos “Inconsciente” com base nesta descoberta, ele pode desenvolver todo um constructo teórico, que mudou completamente a visão da psique humana, descoberta está tão significativa que o mesmo chama como terceira ferida narcísica, ele nos propiciou a possibilidade de tratamentos para patologias antes desacreditadas pela medicina, insisto em dizer Sigmund Freud foi um homem além de seu tempo, provando que suas ideias eram de suma importância para humanidade, tanto que sobreviveram a diversas gerações.

A revolução do entendimento da psique humana foi dada devido o valor de sua descoberta, sobre o inconsciente, e seus conceitos e ideias que explicavam a etiologia de diversos, comportamentos e patologias. Freud até o final de sua vida dedicou toda sua capacidade em complementar seus trabalhos.

O inconsciente é uma estrutura dentro do aparelho psíquico, constituída de conteúdos inatos, instintuais, hereditários, reprimidos que não buscam se manifestar com fim de saciar suas pulsões, portanto, ele dispõe de suas próprias regras, um exemplo é a manifestação de imagens mnêmicas (Lembranças), dentro de um complexo de simbolização. O inconsciente é atemporal, não existe passado, presente, futuro, assim como também dualidade, sim ou não, o inconsciente é regido pelo princípio do prazer e busca a todo custo a satisfação de seus desejos.

A descoberta do inconsciente possibilitou a Sigmund Freud a estruturação de três estancias psíquicas, organizando assim o aparelho psíquico, para o nosso entendimento.

  1. Inconsciente: Constituídos por conteúdo arcaico e primitivo, pulsões de preservação e de destruição, conteúdo caótico, conteúdo reprimidos que não tem acesso ao consciente e ao pré-consciente.
  2. Pré-consciente: Instancia psíquica que mantem o conteúdo mnêmico, tendo acesso ao consciente, ou seja, disponibiliza conteúdos, mas não pertencentes ao consciente no momento atual, tem suas partes ligadas ao inconsciente e ao consciente, possibilitando assim que “vazem” estás informações inconscientes ao consciente.
  3. Consciente: A percepção do ser humano para aquilo que está no meio em que o mesmo faz parte, relacionasse com estímulos e informações, é responsável pela percepção, atenção e raciocínio, interage com a realidade e os símbolos criados pela mente humana.   

Este é um pequeno resumo da primeira tópica de Sigmund Freud, mas nos elucida um conteúdo de grande valor para o entendimento da psique humana, espero que este conteúdo possa auxiliar em seu tratamento ou em sua jornada de autoconhecimento.

Sobre https://nosentidoagoraestou.com/sobre/
Serviços https://nosentidoagoraestou.com/servicos/
Historias de Sucesso https://nosentidoagoraestou.com/historias-de-sucesso/
Blog https://nosentidoagoraestou.com/blog/
Contato https://nosentidoagoraestou.com/contato/

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *