No Sentido Agora Estou

Tocando em frente

Tocando em frente

Tocando

“Compreender a marcha e ir tocando em frente”

Este é um verso da canção “Tocando em frente” de Almir Sater e Renato Teixeira, mas eu quero elucidar algo referente a nossa existência, insistentemente buscamos satisfazer nossos desejos, digo isto com base em como funciona nosso aparelho psíquico, somos movidos por nossos desejos, pulsões que habitam nosso inconsciente, responsáveis muitas vezes por manter a nossa vida, mas também culpadas por uma autodestruição.

Entre as instancias psíquicas temos o ID, que faz parte de nosso inconsciente, neste encontramos pulsões de vida e de morte, conteúdo hereditário, conteúdo reprimido, autopreservação e autodestruição, sendo estás pulsões, nossos desejos inconscientes, elas se manifestam por meio de uma repetição involuntária em nosso comportamento.

Nem todo desejo é aceito, e por termos uma instancia chamada SUPEREGO que contem conteúdos morais, passados por relação parentais, orientação teológica, contratos sociais e regras de conduta, somos condicionados muitas vezes a não cumprir com estes desejos este sendo parte consciente tem influência direta em nosso comportamento.

Temos uma terceira instancia psíquica, o EGO (Nosso eu) este consciente tem de lidar com as demandas do ID e do SUPEREGO e para isso desenvolve mecanismo de defesa para não se desestruturar, somos a soma de um conflito de desejos e moralidades.

Nosso problema surge quando reprimimos um conteúdo, situação ou desejo, este deixa de se manifestar em nosso consciente e habita em nosso inconsciente no caso o ID, está pulsão criada, busca se expressar de uma maneira aceita gerando assim sintomas somáticos, psicológicos ou comportamentais, aquilo que muitas vezes dificulta o nosso viver, não necessariamente está pulsão se manifestará com relação ao conteúdo recalcado, muitas vezes este desejo se apropriará de outra fonte para ser satisfeito.

A Psicanalise busca pela hermenêutica entender as necessidades inconscientes visando a diminuição dos sintomas.

Mas em uma perspectiva além de nós, lidamos com diversas demandas que fogem do nosso controle, mas que muitas vezes tem influência no que somos e desejamos. Busquemos ganhar repertório sobre meio que vivemos e aquilo que nos é apresentado pela vida, este repertório é de suma importância para o bem viver, este conteúdo conceitual nos auxiliará a lidar com as necessidades impostas pelo meio que vivemos.

Nós escolhemos aquilo que iremos se dedicar, dentro de sua afinidade e vivencia, opte por algo que satisfaz a sua existência, busque na sua história de vida aquilo te dá prazer de realizar e garimpe um meio de conquistar o que você deseja, busque o conhecimento necessário para clarear o caminho que irá seguir, encontre uma forma sempre existirá uma.

É obvio que existe inúmeras variáveis que podem influenciar nossa vida, mas eu quero aqui te chamar atenção para algo maravilhoso que pode ser utilizado ao nosso favor, quando não encontramos a resposta em nós, está resposta está fora de nós, na história de outras pessoas existe uma sabedoria maravilhosa que pode nos orientar a lidar com as situações mais inusitadas que são apresentadas em nossa existência, converse, conheça, compartilhe temos muito a ganhar com isso.

Compreender a marcha e ir tocando em frente, embora exista infinitas variáveis para entrar na equação chamada vida, conheça ti mesmo, conheça o meio que vive, ganhe repertório para saber lidar com as situações apresentadas, compartilhe, seja um bom ouvinte, busque ajuda não temos domínio sobre todos assuntos, serenidade, paciência e pé no chão sempre.

Rafael Henrique Harich

0Shares

1 comentário em “Tocando em frente”

  1. Erica Aparecida Mendes

    Simplesmente perfeito! Feliz daquele que ouve e segue suas orientações! Estou indo para 4 meses de terapia com vc Rafael, cada dia mais me sinto melhor, pronta para as adversidades que a vida me apresenta e vc bem sabe que são muitas kkkk, eu sofro de ansiedade, eu tinha crises intensas, fortes, curada ainda não estou, mas já não tenho mais crises intensas.Muito obrigado por me ajudar a colocar pra fora o que me matava por dentro. Grande é a sua sabedoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *