Psicanálise
A psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud para tratamentos de sintomas irracionais.
Um sintoma é aquilo que o individuo não controla e que entende que lhe faz mal.
A psicanálise entende que é este sintoma mental inconsciente que estrutura aquilo que as pessoas sentem ou sofrem.
Tudo começa com a histeria e com Freud tentando diminuir estes sintomas.
Os sintomas da histeria são irracionais e não tem uma causa fisiológica.
No estudo da histeria, não tendo causas fisiológicas, foi descoberto o inconsciente.
O inconsciente permite entender que o individuo tem uma divisão entre aquilo que percebe o consciente e o emocional que não percebe o inconsciente, entre os mesmo o individuo tem o pré-consciente, nos conteúdos pré-conscientes é possível ter acesso a lembranças.
A psicanálise é um método terapêutico que trata sintomas estruturados a partir de uma incidência de conteúdos inconscientes.
O inconsciente se faz presente de formações;
1 – Os sonhos
2 – Os atos falhos motor ou verbal
3 – Piadas Chiste humorística
4 – Sintomas (Ansiedade, angustia, fobia, stress, compulsão, conversão no corpo, processos maníacos, paranoicos, doenças emocionais, síndrome depressiva)
A psicanálise é um método que visa o entendimento e o tratamento do inconsciente, quando este prejudica a saúde mental e comportamental.
A psicanálise entende que o indivíduo sofre por padecer de emoções afetos, fantasias, desejos, uma série de conteúdos que afetam os indivíduos, conteúdo não material que por alguma razão o individuo busca se afastar.
O inconsciente é estruturado pelo que o indivíduo tenta manter se longe, geralmente conteúdos negativos, geralmente vexatórios, intoleráveis, conteúdos não aceitos socialmente.
Estes conteúdos emocionais são mantidos por energia psíquica que chamamos de libido, para indicar intensidade, aumento da intensidade e diminuição da intensidade, a intensidade do desejo.
O quanto que a libido investe em uma representação emocional, pode ser uma imagem, pode ser uma palavra, estas imagens irão estruturar suas fantasias, seus sonhos, estás palavras vão estruturar seus discursos.
Essa representação psíquica vai ser investida por uma energia, aquilo ficou muito energizado e precisou vir á tona.
Quando o indivíduo estiver estruturando seu aparelho psíquico, a estrutura seguirá a seguinte ordem: ID, Ego e Superego. Eles irão manter os conteúdos longe da consciência, onde haverá um recalque que irá inaugurar um estado de tensão psíquica.
A Lógica Freudiana na psicanálise, observa o ser humano como um ser energético que distribui investimentos energéticos em representações psíquicas, estas representações podem ficar reprimidas/recalcadas ou não, quanto mais reprimidas/recalcadas estas informações ficam maior é o estado de tensão, inicia um desconforto, um desprazer, que o individuo sente por um sintoma ou vai buscar descarregar essa energia acumulada numa ação que gratifique que satisfaça o conteúdo desejam-te.
A lógica Freudiana está na retenção, que estrutura o desconforto, estrutura o retorno do conteúdo reprimido (sintomas), ou seja, reprime, retém e sofre ou o individuo descarrega a satisfação do desejo, podendo ser aceito socialmente ou não, significa que a cultura e a sociedade força o individuo reprimir seus afetos de gratificação das pulsões e o efeito é a estruturação dos sintomas já apresentados.
A psicanálise busca o entendimento do sofrimento psíquico humano para maior qualidade de vida.